sexta-feira, 16 de outubro de 2009

falsas expectativas?

Hoje me deu uma súbita vontade de escrever... somente isso.. escrever. Isso aqui não é algo linear, não sei do que vou tratar, ou abordar, vou somente seguindo a linha do meu pensamento, para ver se me acalma. Estou muito confusa, e as palavras têm o dom de me acalmar, talvez seja por isso que as escolhi como profissão.
Às vezes começo a pensar, aliás, é só isso que eu faço da minha vida: penso, penso... Fico intrigada com certas coisas desse mundo, me diz... quem criou o que é certo e errado? Eu simplesmente nasci, e vi o mundo inteiro impondo a vontade DELES sobre o que é correto e bonito, e o que é incorreto e feio. Se você faz as coisas certinhas conforme os trezentos padrões impostos, muito bem, parabéns, você é um aluno nota dez e é mais um no meio da multidão. Porém se você foge um pouco à regra, coitado, recuperação e certamente reprovação.
Bom, quem nos introduz nesse ambiente totalmente regrado são nossos pais, nós nascemos e instantâneamente centenas de planos já são feitos em volta de um pequeno serzinho indefeso.
"Ahhh é um menino que lindo, vai ser um garanhão que nem o pai, seu quarto vai ser azul, vou dar minha coleção de carrinhos pra ele brincar, quando crescer levarei pra ver o jogo do 'timão', e trabalharemos juntos..... bla bla bla"
"Que menininha linda, suas roupinhas rosas já estão no seu quarto cheios de bonecas, será estudiosa, boa moça, bom emprego, casará e nos dará lindos netos... bla bla bla"
Na teoria é SEMPRE assim, creio que pais são programados pra isso, para fazer planos aos seus filhotes. Mas aí os anos passam e vem a prática, que convenhamos, é muito mais difícil.
Quando crianças, conseguimos sim ser o que nossos pais querem que sejamos, entretanto chega um momento de nossas vidas que fica visível a perda de controle dos nossos progenitores. E isso vai causando um certo desconforto entre ambas as partes.
É difícil para nossos pais assumirem que já não há mas nada a fazer, e que seus pequenos filhotes necessitam tomar as rédeas da própria vida. É tão difícil que eles insistem, e persistem incansavelmente até a última tentativa de ver seus filhos vivendo a vida que eles queriam viver, mas isso é totalmente impossível.
Não os culpo.
A geração de nossos pais foi totalmente reprimida, e tudo o que eles queriam pra si ficou guardado, tornando-os adultos frustrados. Sei que tudo o que fazem é somente para o nosso bem, mas será que não são capazes de enxergar que de tanto que querem o bem acabam nos fazendo mal? Acho que não.
Pais NUNCA admitem que nos fazem mal, sempre tem aquela maldita frase clichê " eu só faço isso por amor".
Então tá, me ama mesmo? quer o meu bem? Vamos combinar assim: eu vivo como eu quero, beijo quem eu quero, do modo que eu quero, eu tenho os amigos que quiser e frequento os locais que me der vontade.
Não é melhor assim? Sem dramas.
Como já mencionei a prática é bem mais complicada.
Enfim... vou tomar café.
Meu melhor e maior companheiro!
tchau.

3 comentários:

  1. Seu texto, por mais simples que tu diga que esteja, me transmitiu grandes verdades. Essas verdades que estamos cansados de saber, mas, fica difícil de expô-las.

    É nisso que nos resumimos. Nascemos crianças e, ao contrário do que nos é dito, nascemos livres. Lógico que a vida nos apresenta deveres, mas dever não é sinônimo de falta de liberdade. É possível ser coerente quando somos coerentes conosco. Porém, essa imposição que nos é dada nos auto-bloqueia e passamos a achar por um bom tempo que feliz somos se impostos em regras estivermos.

    O mundo não é feito de regras, nós que só passamos a entendê-los com elas. E assim, dia a dia a liberdade nos é tirada.

    Lendo seu texto, lembrei de uma frase de um filósofo chamado Nietzche, que resume tudo isso que você quis nos dizer:

    "Eu era uma criança, esse monstro que os adultos fabricam com as suas mágoas".

    ResponderExcluir
  2. * fica difícil de as expor! =)

    ResponderExcluir
  3. Meu amor, seus dilemas vão conflitar com os dos seus filhos. Então desabafe aqui, acabe aqui. Você só tera liberdade se libertar-se!

    sacou?
    Comece a se libertar da dor, da mágoa, dos planos que fizeram pra vc. Comece por vc. O dia que isso não te machucar mais, pois bem. Estas livre.

    ResponderExcluir

Contra? A favor? Concorda em partes? diga aí...